Categorias
crônicas e artigos Problematizando

E agora? E a Copa?

E A COPA? 🇧🇷
Como bem colocou Lana de Holanda, a Copa do Mundo me leva para o melhor lugar que existe. O lugar profundo de sentir-se inteiro por ser brasileiro e vibrar com a cultura brasileira: nosso gingado, nossas cores, nossos cabelos nevados, nossos chinelos havaianas, nossa cadeira amarela de bar, nossas bandeirinhas pelo ar, nossa dança viralizada: ‘pruuu”! Acho que essa sensação sempre vai me pegar de 4 em 4 anos, e que bom que é assim. Essa coisa de todos na mesma direção, torcendo pela seleção, se reunindo pela cidade, é algo único. E que bom também ter ressignificado a nossa camisa nesse período!

Ficam para sempre as marcas de uma participação em Copa, essa, de 2022, eu gostei ainda mais: mesmo não entendendo as técnicas e tendências, senti a sede de conquista nos jogadores novos, senti uma vontade maior de fazer acontecer em relação a 2014 e 2018. Que lástima termos perdido por tão pouco. Um deslize. Um erro básico. Quatro minutos apenas. Tantas chances de gol do Brasil e nada de sair, um lance da toalha de mesa na nossa rede e fez-se a miséria toda…duro né? Ver os jogadores chorando, ver o Neymar chorando…(E nesse post tá proibido xingar o adultoney pelo fora de campo) Dói e é triste demais. São tantos “e se” passando pela cabeça e a espera de mais quatro anos…agoniza. Eu só tinha sete anos no penta e não lembro de nada. Mas, não há o que fazer. Admiro muito, inclusive, a turma que acompanha religiosamente o futebol dos times do coração porque olha…haja psicológico, eu me abalo todinha, bixo! Ressaca horrorosa!

~ Mas é sobre isso, é futebol: o catártico esporte que me nos arrebata com sua imprevisibilidade. ~

Agora, cada um torce como bem entende. Eu, honestamente, só pelo Brasil mesmo – em todas as suas esferas: política, social, econômica e cultural. E a Argentina? Bem, o pertencimento sulamericano é legítimo e também o sinto, porém, também é legítima a repulsa sentida pelo racismo da torcida E dos jogadores da seleção hermana. Não há malabarismos a utilizar. E daí cada um se organiza com o que lhe é mais relevante.

Até 2026, BRA! ✊🏾💚💛💙

Por isabelanascimento

Professora e bacharel em Letras e Língua Espanhol, Mestra em Estudos literários com foco em ficção brasileira contemporânea.
Canal Literário no Youtube: Livro, leve e solta

Deixe um comentário