Categorias
crônicas e artigos Resenhas

Filme: Eles existem (2023)

O FILME DA TERRINHA! 🎬👽
Sim. Eles existem. Os atores e a arte cinematográfica de nossa cidade. E provaram mais uma vez as suas existências, agora, em grande e ousado estilo: com o lançamento do filme “Eles existem”!

Na trama, “eles” se refere ao mundo alienígena, à vida fora da terra, ao mistério que nos inquieta: dividimos o espaço com outros seres, afinal?

Os artistas taquaritinguenses revisitaram um dos célebres temas da ficção científica através do dado local: o interior de São Paulo, mais especificamente a região de Taquaritinga e a presença – não tão bem vinda – de um alienígena que parasita o corpo de um defunto – professor (ou seria do professor – defunto?)

Fato é que o longa-metragem é o primeiro a ser exibido no Cine Teatro São Pedro após anos de espera, construção, mais espera, reforma e reinauguração. Há uma sensação de pertencimento que nos invade tanto pelo espaço em que ele é transmitido como pela trama dedicada a colocar Taquaritinga no mapa de possibilidades, fazendo de seus lugares mais icônicos (praças, escolas, igrejas, estádio e prefeitura) o cenário para a presença alienígena. De quebra, temos uma trilha original e deliciosa de se ouvir, que traz para a cena mais artistas locais, dessa vez, do campo musical. E toca Raul! 👽

A turma que enfrenta esse desafio cativa a todos imediatamente: o grupo de caça-aliens é feito de várias personalidades e de muita sintonia. Além de trazerem consigo o carro-chefe do longa: o humor que na dose certa tira boas gargalhadas do público, e fica ácido quando necessário: haja vista as cenas do prefeito com grupo!

Vale destacar a intencionalidade por trás da invasão alienígena. Uma lição chega ao público no final: a invasão tinha por objetivo destruir ou tomar de vez um planeta que já fora abandonado por seus próprios viventes: na destruição da natureza, na poluição, na desigualdade social e em tantas outras atitudes irracionais. A esperança nos vem com a fala de Helio: ainda há tempo. Os humanos merecem uma nova chance. Quero muito acreditar nisso também.

Impossível falar dos tantos talentos que estão no filme, cabe apenas demonstrar minha grande admiração pelo empenho e trabalho de cada um. O resultado nos alegra!

No mais, agradeço imensamente o convite para estar nessa pré-estreia e indico para todos que ainda não viram. Aproveitem essa noite e essa oportunidade gratuita!
Ruan Reis, a Vila venceu, irmão! ✨️

Por: Isabela Nascimento

Por isabelanascimento

Professora e bacharel em Letras e Língua Espanhol, Mestra em Estudos literários com foco em ficção brasileira contemporânea.
Canal Literário no Youtube: Livro, leve e solta

Deixe um comentário